O pensamento enxuto é criar o máximo de valor para o cliente com o custo mínimo, o que é alcançado minimizando recursos, tempo, energia e esforço.

Uma abordagem enxuta para o trabalho é sobre:

  • entender o que realmente está acontecendo no local onde o valor é criado – comumente conhecido como gemba.
  • melhorar os processos pelos quais os produtos e serviços são criados e entregues.
  • desenvolver e capacitar as pessoas através da resolução de problemas e coaching.
  • desenvolvimento de líderes e um sistema de gestão eficaz.


O pensamento e a prática enxuta ajudam as organizações a se tornarem inovadoras e competitivas, o que, por sua vez, permite que elas se tornem sustentáveis.

Os princípios enxutos podem ter suas raízes nas fábricas da Toyota no Japão, mas hoje o pensamento enxuto representa uma abordagem alternativa e superior para fazer o trabalho – não importa qual seja o trabalho, o setor ou o tamanho da organização. Em uma organização enxuta, os problemas são oportunidades de aprendizado significativo, em vez de erros a serem varridos para debaixo do tapete ou resolvidos rapidamente. Os gerentes atuam como treinadores, ajudando os outros a se sentirem confortáveis ​​na identificação de problemas e na prática diária da melhoria contínua.

Liderança significa criar um sistema de gerenciamento para dar suporte a um novo tipo de envolvimento com o trabalho real em mãos, a maneira como o trabalho está sendo feito agora, não a maneira como você e suas equipes esperam fazer o trabalho em algum momento no futuro. O Planet Lean (e a Lean Global Network) tem como objetivo inspirar pessoas e organizações em todo o mundo a adotar princípios e práticas lean.

Aqui estão algumas histórias de amostra de nossos arquivos, que mostrarão a você que o lean se foi… e quantas oportunidades estão por vir:



O que magra não é

  • Redução de headcount (“lean = média”).
  • Um conjunto de ferramentas: 5S, eventos Kaizen, mapas de fluxo de valor, andon, gestão visual, métricas, dashboards, A3, etc.
  • Um programa (eficiência, melhoria de processos, gerenciamento de desempenho, MBO, redução de custos, 6Sigma, etc.) “feito” para as pessoas que fazem o trabalho (e, portanto, criando valor) pela administração, pessoas de fora ou especialistas internos.
  • Algo que se aplica apenas à fabricação ou operações.
  • Treinamento para certificações e faixas.
  • Arregimentação por meio de trabalho padrão


princípios enxutos

Como parte de sua pesquisa, Dan Jones e Jim Womack identificaram cinco princípios que ainda orientam as organizações em todos os setores que estão tentando adotar o pensamento enxuto. Esses princípios são:

  • Definir valor , conforme percebido pelo cliente
  • Mapeie todas as etapas do fluxo de valor , eliminando aquelas que não contribuem para a criação de valor.
  • Garanta que seus produtos ou serviços fluam para o cliente de maneira suave, sem interrupções, pois as etapas de criação de valor ocorrem em uma sequência precisa.
  • Deixe o cliente extrair valor do próximo processo upstream, permitindo que ele defina o ritmo do seu trabalho.
  • Esforce-se pela perfeição , tentando alcançar uma situação em que o valor seja criado sem desperdício.

Os cinco princípios do leanAqui estão alguns artigos que irão ajudá-lo a entender melhor alguns desses princípios: um artigo do nosso instituto polonês explicando porque a criação de valor é a base para uma organização saudável; um vídeo no qual um gerente de uma clínica brasileira explica a mudança de silos para fluxos de valor ; um estudo de caso em um centro de preparação de veículos em Joanesburgo que introduziu o fluxo ; e uma história da Turquia sobre um fabricante de válvulas de gás que deu a volta por cima usando fluxo e tração .



Manufatura Enxuta

Como mencionado, o pensamento enxuto se originou na manufatura, o primeiro setor a adotá-lo. Cerca de 30 anos atrás, os fundadores do nosso movimento – Dan Jones e Jim Womack – estavam realizando pesquisas para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que revelou que as montadoras japonesas estavam superando suas contrapartes ocidentais. Sua pesquisa foi divulgada ao mundo em The Machine that Changed the World , o livro que deu início a tudo. A percepção de Dan e Jim os levou a investigar o que estava permitindo que os fabricantes japoneses, e em particular a Toyota, alcançassem níveis tão altos de desempenho.

As ferramentas e práticas que a Toyota desenvolveu rapidamente começaram a chegar às fábricas pioneiras em todo o mundo. A manufatura interiorizou os princípios enxutos e os aplicou com seriedade (“enxuto” é uma palavra que a maioria das empresas de manufatura já ouviu falar). Ao longo dos anos, o pensamento enxuto abriu caminho para outras indústrias – da saúde ao governo , serviços à construção . Hoje, está claro que pode ser aplicado a qualquer empreendimento humano.

Para ler mais sobre a manufatura enxuta, clique aqui .



A definição da Rede Global Lean de Pensamento e Prática Lean

O pensamento e a prática enxuta tratam de abraçar o desafio de criar mais valor para cada cliente e prosperidade para a sociedade ao:

  • Mostrar respeito desenvolvendo pessoas para melhorar continuamente o trabalho por meio da resolução de problemas.
  • Focar e melhorar continuamente o trabalho.
  • Minimizar/eliminar o desperdício — tempo, esforço humano, lesões, estoque, capital, espaço, defeitos, retrabalho, etc.
  • Perguntar que tipo de comportamento de gestão e sistema de gestão é necessário para melhorar e transformar a organização.


Para melhorar (ou transformar), uma organização deve abordar

  • Objetivo: Qual valor para os clientes?
  • Processo: Como melhorar continuamente?
  • Pessoas: Como respeitar, engajar e desenvolver os colaboradores?

Alinhar propósito, processo e pessoas é a tarefa central da gestão.



O que é uma Transformação Lean?

  • A transformação corporativa é o processo de uma organização mudando seu modelo de negócios para um estado futuro desejado.
  • Uma transformação lean requer aprender uma nova forma de pensar e agir, caracterizada não pela implementação de uma série de etapas ou soluções, mas abordando questões-chave de propósito, processo e pessoas.

Aqui está um vídeo sobre o Modelo de Transformação Lean da LGN, narrado por John Shook.

Artigo traduzido da página: https://planet-lean.com/what-is-lean/ para difusão do conhecimento de administração pública em língua portuguesa.

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