As transformações organizacionais são desafiadoras em nível pessoal para todos os envolvidos, especialmente em um contexto complexo como o do serviço público brasileiro. Uma equipe de pesquisadores constatou que, em transformações bem-sucedidas, os líderes não somente garantiram que suas equipes dispusessem dos processos, recursos e tecnologia necessários, mas também construíram o ambiente emocional adequado. Esses líderes apresentaram uma justificativa convincente para impulsionar a transformação e asseguraram que os servidores tivessem o apoio emocional necessário para executá-la. Isso significou que, quando as adversidades inevitavelmente surgiram, os servidores se sentiam adequadamente desafiados e, por fim, energizados pelo estresse.
Em contrapartida, os líderes de transformações mal-sucedidas não investiram da mesma forma no aspecto emocional. Quando suas equipes se depararam com os desafios inevitáveis, as emoções negativas intensificaram-se e a equipe entrou em um ciclo descendente. Os líderes perderam a confiança e buscaram se distanciar do projeto, levando os servidores a fazerem o mesmo. Os pesquisadores identificaram seis comportamentos que consistentemente aumentaram as chances de sucesso da transformação.
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