Seja trabalhando com prefeitos, treinando novos líderes ou liderando pesquisas de ponta, a Harvard Kennedy School está ajudando as cidades a melhorar a vida cotidiana das pessoas.

CONSIDERE ISSO UM CÍRCULO VIRTUOSO ACADÊMICO: Em seu último ano na Harvard Kennedy School, Andrew Levine MPP 2017 se juntou a um grupo de estudantes de pós-graduação realizando pesquisas e análises para ajudar o então prefeito Martin J. Walsh a descobrir se a cidade de Boston deveria buscar um imposto para financiar grandes projetos. Os alunos foram implantados por meio do curso Laboratório de Campo Aplicado da Grande Boston da Kennedy School, ministrado por Linda Bilmes , o professor sênior de políticas públicas de Daniel Patrick Moynihan. A equipe de Walsh se reunia frequentemente com os alunos, e o aprendizado fluiu em ambas as direções: os alunos viram a elaboração de políticas de perto e a cidade recebeu alguns conhecimentos gratuitos de pessoas com anos de experiência profissional variada. No final, Walsh optou por não buscar o aumento de impostos.

Agora o próprio Levine é um cliente do trabalho de campo e experiência da HKS. Contratado como diretor de serviços administrativos da cidade de Billerica, a noroeste de Boston, Levine precisava de ajuda para decidir o que fazer com alguns prédios não utilizados. Fazer de um um centro para idosos? Usar outro para habitação acessível? Então ele se voltou para a Escola Kennedy. Nesta primavera, um grupo de alunos da HKS está trabalhando com ele em Billerica para classificar os dados, consultar os residentes de Billerica sobre as possibilidades e pesar custos e benefícios.

Essas aulas de laboratório de campo são apenas uma de uma série de iniciativas de rápido crescimento na Harvard Kennedy School nas últimas décadas que promovem pesquisa, ensino e estudos de campo para ajudar a fortalecer todas as facetas da governança local. Esses projetos estão agora espalhados por muitos dos centros de pesquisa da Escola. Eles se estendem muito além da Grande Boston, por todo o país e, de fato, ao redor do mundo – e depois voltam para Cambridge, por meio de programas de graduação e cursos de educação executiva que trazem prefeitos e administradores municipais seniores ao campus da HKS.

Justin de Benedict-Kessner caminhando com um grupo de estudantes
O professor assistente da HKS, Justin de Benedictis-Kessner, e os alunos de seu Laboratório de Campo de Política Urbana foram às ruas de Portland, Maine, para estudar um programa de sinalização de tráfego de inteligência artificial que está sendo considerado pelo administrador municipal.

O impacto da Escola na governança da cidade está prestes a ter uma expansão dramática este ano. A Bloomberg Philanthropies, fundada pelo ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, fez uma doação de US$ 150 milhões, permitindo o lançamento do novo Bloomberg Center for Cities em Harvard, com sede na Kennedy School. Incorporando a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative, criada há cinco anos, o novo centro tem metas ambiciosas de pesquisa e ensino para melhorar o governo local em todos os lugares. 

Seja em grandes centros urbanos ou cidades menores, “agora há muita atenção sendo dada às cidades, experimentando esses novos planos e políticas inovadoras para criar cidades inteligentes”, diz Levine. “Se você quer trabalhar perto da vida cotidiana dos americanos, para trabalhar em políticas que realmente os ajudem, o governo municipal é o lugar certo.” 

O diretor do corpo docente da coorte de alunos de Levine é o professor assistente Justin de Benedictis-Kessner , que está trabalhando em estreita colaboração com Bilmes para expandir os cursos de laboratório de campo urbano com excesso de inscrições da escola. Ele veio para a HKS em 2020 vindo da Boston University, onde lecionou para alunos de graduação; ele diz que aproveitou a oportunidade de trabalhar com alunos de pós-graduação na HKS por causa de sua experiência profissional e seus objetivos de carreira no serviço público: “É muito mais inteligência aplicada a esses problemas políticos que as cidades e vilas têm.”  

Raízes Muito Locais

O trabalho de laboratório de campo urbano remonta a 2005, quando os alunos da Kennedy School começaram a ir para cidades e vilas para aprendizado local e trabalho de campo. Esses alunos não precisavam viajar muito. A apenas alguns quilômetros da Massachusetts Avenue, na ainda não florescente Somerville, um jovem prefeito estava ansioso por ajuda. 

Joseph Curtatone, eleito no ano anterior, tinha ideias ousadas e práticas, mas poucos recursos para levá-las adiante. Ele queria conselhos de especialistas sobre a criação de modelos de orçamento baseado em atividades. Ele precisava avaliar a linha de atendimento ao cliente 311. E ele sabia que tinha que traduzir os dados dos departamentos da cidade em formatos utilizáveis ​​para os programas da cidade. 

Na Kennedy School, Bilmes queria aplicar sua profunda experiência em como os governos funcionam (e por que não funcionam) para dar a seus alunos mais exposição à solução de problemas urbanos no mundo real. Com Curtatone, ela viu uma oportunidade. Bilmes se lembra do dia em que ele foi à aula dela, então ainda prefeito eleito, para incentivar os alunos a se voluntariar em projetos em Somerville. Ele disse à turma: “Queremos fazer todas essas coisas sofisticadas, queremos fazer coisas básicas. Queremos transformar a cidade. Não importa quantas horas você possa dispensar, eu quero 10 vezes mais.”

Os alunos do laboratório de campo da HKS trabalham em questões políticas relacionadas ao sistema de transporte público de Boston.
Os alunos do laboratório de campo da HKS trabalham em questões políticas relacionadas ao sistema de transporte público de Boston.

Ela pensou que ele conseguiria alguns voluntários. Na verdade, 67 dos 97 alunos da turma se inscreveram. “Eles fizeram isso durante todo o semestre e depois pelo resto do ano”, diz ela. “Então essa foi a gênese do projeto de aprendizagem experiencial, que se transformou em um programa enorme.” 

Jerome Lyle Rappaport, um filantropo e ativista de boa governança de Boston que faleceu no ano passado (veja o artigo sobre ele nesta edição), fez questão de apoiar esse trabalho. Ele já tinha um longo histórico de conectar funcionários da cidade na grande Boston com a Kennedy School. Desde 1981, ele vinha patrocinando bolsas de estudo anuais para funcionários municipais e estaduais da região obterem títulos de Mestre em Administração Pública em meio de carreira da Kennedy School, para que pudessem profissionalizar a governança da área de Boston. Ele expandiu esse apoio em 2001 com o lançamento do Rappaport Institute for Greater Boston na Kennedy School, com programas que incluíam bolsas de verão para estudantes. 

Com o apoio filantrópico de Rappaport e a liderança de Bilmes, o Greater Boston Applied Field Lab decolou. Desde os primeiros projetos de Somerville em 2005, o laboratório despachou mais de 500 alunos de todas as escolas de pós-graduação de Harvard para assumir dezenas de projetos técnicos irritantes em toda a grande Boston. 

“[Os laboratórios de campo são] efetivamente um programa clínico na Kennedy School … baseado no conceito de que a melhor maneira de realmente aprender a administrar finanças e fazer um orçamento …
Linda Bilmes

A premissa educacional circular é simples: os alunos levam seu aprendizado em sala de aula para cidades e vilas para interações intensivas que transformam a teoria em prática, abordando problemas de falta de moradia a crises de saúde mental e falhas no sistema de esgoto. As autoridades municipais com quem trabalham obtêm ideias e análises dos alunos de pós-graduação, que muitas vezes tiveram experiência profissional especializada antes de chegar a Harvard – e, por sua vez, os alunos da área aprendem diretamente com os profissionais que estão na linha de frente. E os membros do corpo docente da HKS geralmente conduzem suas próprias pesquisas de campo junto com esses projetos, construindo o arquivo de documentos de trabalho e estudos de caso da Kennedy School sobre como governar cidades e vilas com mais eficiência. 

Nos anos seguintes, Bilmes recebeu dezenas de cartas de prefeitos, “e uma coisa que eles sempre dizem é que estão surpresos, e eu sempre fico surpreso, com a forma como os alunos se tornam especialistas no assunto em poucas semanas. Isso ocorre em parte porque eles tendem a ser muito bons em tópicos que exigem muitos dados e são cruciais – onde podem sujar as unhas e agregar valor. Então é uma vitória, vitória, vitória.”

Impacto da Bloomberg

O maior laboratório urbano prático da Escola é o nascente Bloomberg Center for Cities em Harvard. Em março de 2021, a Bloomberg Philanthropies e a Harvard University anunciaram o estabelecimento do novo centro. Michael Bloomberg disse então que o investimento em prefeitos era importante porque eles são “os solucionadores de problemas mais criativos e eficazes no governo – e esse é exatamente o tipo de liderança que o mundo precisa urgentemente”. 

Este novo centro aumentará drasticamente o envolvimento de Harvard com autoridades municipais, criando mais oportunidades de aprendizado e trabalho de campo para estudantes, bem como para prefeitos e autoridades municipais, e expandindo a pesquisa urbana, não menos por meio de 10 cargos docentes dotados.  

Uma doação anterior da fundação da Bloomberg permitiu o lançamento em 2017 da Bloomberg Harvard City Leadership Initiative, que construiu um sistema dinâmico para treinar prefeitos e outros executivos da cidade e forneceu bolsas de estudo para estudantes. A iniciativa, um esforço conjunto da Kennedy School e da Harvard Business School em colaboração com a Bloomberg Philanthropies, forneceu cursos de liderança para mais de 400 prefeitos e quase 1.300 altos funcionários de cerca de 478 cidades em todo o mundo – e nunca com mais eficácia do que durante o COVID-19. 

Enquanto os prefeitos lutavam com as consequências da pandemia, o programa Bloomberg Harvard trouxe reforços oportunos. Kimberlyn Leary, professora associada da Harvard Medical School e da TH Chan School of Public Health, juntou-se à HKS como palestrante de políticas públicas e ajudou os prefeitos participantes a lidar com os desafios de liderança e negociação à medida que o COVID-19 e seus problemas de saúde física e mental acompanhavam muitos comunidades urbanas. 

A iniciativa de liderança será um dos pilares do novo centro. Jorrit de Jong , a professora sênior Emma Bloomberg em Políticas Públicas e Gestão, que tem sido a diretora do corpo docente da iniciativa desde o seu lançamento, também está assumindo a liderança do corpo docente do muito maior Centro para Cidades. Ele o prevê aproveitando a experiência de professores e alunos de pós-graduação em muitas escolas de Harvard, desde engenharia até educação, design e saúde pública. 

“Será um centro para toda a universidade”, diz de Jong. “Nosso mandato é reunir a experiência e a programação sobre cidades de toda a Universidade, além de ser um canal para todo o trabalho que está ocorrendo em Harvard para conectar alunos e professores com os líderes da cidade.” 

“Nosso mandato é reunir a experiência e a programação sobre cidades de toda a Universidade, além de ser um canal para todo o trabalho que está ocorrendo em Harvard para conectar alunos e professores com os líderes da cidade.”
Jorrit de Jong

“O papel de um prefeito é realmente duplo”, explica ele. “Você tem uma responsabilidade voltada para a organização, e isso é complexo por si só. Então você tem uma responsabilidade voltada para a comunidade, que também traz muitos desafios. É muito raro que as pessoas sejam boas em todas essas coisas. Portanto, nosso programa foi projetado para oferecer a eles uma oportunidade de aprimorar suas habilidades de gerenciamento e liderança. Não se trata de [ensinar] políticas, mas das capacidades de que você, como indivíduo, mas também como organização, precisa para criar políticas melhores.”

Alcance global

Desde o seu envolvimento inicial nas cidades vizinhas, o trabalho da Kennedy School nas cidades foi longe no campo para melhorar a vida urbana em todo o mundo. 

Uma expressão recente desse alcance: em junho, o Growth Lab , parte do Center for International Development com sede na Kennedy School, lançou o Metroverse . Este projeto, liderado pelo diretor do Growth Lab, Ricardo Hausmann , o professor Rafik Hariri da prática de economia política internacional, agora fornece uma análise detalhada das vantagens competitivas para mais de 1.000 cidades em 79 países. O Metroverse fornece ferramentas de visualização de dados às autoridades locais para ajudá-los a escolher caminhos realistas para promover o crescimento econômico. 

Hausmann diz que anos de trabalho do Growth Lab comparando a competitividade dos países deixaram claras as imensas diferenças dentro dos países, especialmente entre cidades e áreas rurais. Em alguns países em desenvolvimento, as megacidades cresceram e representam um terço da população. Assim, os pesquisadores do Laboratório de Crescimento de Hausmann se aprofundaram para aplicar suas teorias de desenvolvimento nacional no nível da cidade – e descobriram que a mesma lógica se aplica: a complexidade econômica alimenta o sucesso competitivo. 

Esse insight teve aplicações pragmáticas. Os estudiosos do Growth Lab trabalharam com autoridades da capital argentina, Buenos Aires, e ajudaram os líderes de lá a entender as lições decorrentes dos dados: eles precisavam aumentar os serviços de negócios remotos com uso intensivo de conhecimento e não continuar dependendo dos gastos do consumidor para o crescimento econômico. Nos anos desde então, diz Hausmann, “esses serviços cresceram aos trancos e barrancos. Este é um exemplo de como as tecnologias em mudança estão reconfigurando as cadeias de valor globais e criando novas oportunidades para as cidades se elas agirem juntas.” 

Dados como motorista

O Metroverse é um dos vários projetos da Kennedy School focados em cidades que dependem de análises quantitativas. As soluções para muitos dos desafios da política urbana enfrentados pelos prefeitos dependem da análise cuidadosa dos dados para construir pesquisas e trabalhos de campo com base em evidências factuais, não apenas anedotas ou opiniões.

Stephen Goldsmith , o professor Derek Bok de Prática de Política Urbana, até incluiu dados no nome de seu programa. Ex-prefeito de Indianápolis e ex-vice-prefeito da cidade de Nova York sob o comando do prefeito Bloomberg, Goldsmith fundou e lidera o projeto Data-Smart City Solutions da escola e é um dos professores fundadores do novo Bloomberg Center for Cities em Harvard.

Na última década, Goldsmith executou programas para diretores de dados e chefes de gabinete de grandes cidades, muitos deles financiados por meio da Bloomberg Philanthropies. Seu programa seleciona uma riqueza de recursos para autoridades municipais, incluindo casos de uso, um conjunto de dados de soluções que funcionaram para cidades e ferramentas práticas para áreas como segurança pública, mobilidade urbana e engajamento cívico.

Vista aérea de um estacionamento cheio de ônibus escolares em Charlotte, Carolina do Norte.
Vista aérea de um estacionamento cheio de ônibus escolares em Charlotte, Carolina do Norte. Foto de Abstract Aerial Art/Getty Images

Goldsmith diz que antes de servir como prefeito de Indianápolis, “eu li todos os estudos de caso da Kennedy School que tratavam de prefeitos. Desde então, tenho me concentrado em usar a tecnologia e a transformação digital para melhorar as operações do governo. Quando trabalhei para o prefeito Bloomberg, montamos o primeiro centro de análise de dados do país e trouxe isso comigo para HKS – esse interesse em usar dados e ferramentas digitais para inovação nas cidades.” 

Goldsmith diz que quando ele veio para HKS, duas décadas atrás, “se você fosse um graduado da Kennedy School, você queria ir para o governo federal ou nacional. E então, por causa de questões no nível federal, ficamos muito mais interessados ​​nas cidades do que nunca. Se você realmente quer tocar as pessoas e fazer a diferença, as cidades são o lugar certo.”  

Bilmes, uma especialista em orçamentos que atuou como secretária adjunta de comércio no governo Clinton, também enfatiza os dados em seu trabalho de laboratório de campo. No campo, diz ela, os alunos logo superam os livros didáticos de finanças porque “mesmo trabalhando em uma pequena comunidade, pode haver 20.000 linhas de dados para eles analisarem, o que lhes permite aplicar as lições do livro didático em escala e complexidade muito maiores”.  

“Se você realmente quer tocar as pessoas e fazer a diferença, as cidades são o lugar certo.”
Stephen Goldsmith

Ela destaca que o laboratório de campo é uma aula avançada, voltada para quem já domina os fundamentos de orçamento e finanças em cursos introdutórios. Ela compara o laboratório de campo a uma residência na faculdade de medicina ou ao trabalho em uma clínica de assistência jurídica durante a faculdade de direito. 

“É efetivamente um programa clínico na Kennedy School”, diz Bilmes. “É experiencial. Baseia-se no conceito de que a melhor maneira de realmente aprender gestão financeira e como fazer um orçamento – aprender a estrutura financeira de uma cidade, sejam questões de resiliência climática ou transporte de massa ou habitação acessível ou serviços sociais ou qualquer que seja o tópico – é faça isso.” 

Círculos Virtuosos Urbanos 

O trabalho da Escola com as cidades se assemelha a um ciclo de feedback auto-reforçado. Considere o caso de Calgary, Alberta, cujo prefeito nos últimos 11 anos foi Naheed Nenshi MPP 1998.   

Nenshi estava na segunda turma de prefeitos a participar do campo de treinamento de educação executiva Bloomberg Harvard City Leadership Initiative, em 2017, e enviou oito de seus funcionários seniores para aulas semelhantes de HKS. Em seguida, o programa Bloomberg enviou bolsistas de verão a Calgary para ajudar a equipe de Nenshi a pesquisar falhas no sistema de resposta à saúde mental da cidade e encontrar soluções, incluindo maneiras de mapear o sistema de resposta quando as pessoas são pegas em uma crise de saúde mental. 

“Isso culminou no primeiro plano de ação baseado na comunidade do Canadá sobre saúde mental e dependência, para descobrir maneiras de usar os recursos da comunidade para realmente fazer a diferença na vida das pessoas”, diz Nenshi. “Chama-se Comunidade de Conexões e já está sendo replicado em todo o Canadá.” 

O prefeito de Calgary, Naheed Nenshi MPP 1998, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e anunciam o início da construção da Linha Verde no Calgary Transit Oliver Bowen Maintenance Facility.
O prefeito de Calgary, Naheed Nenshi MPP 1998, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciam o início da construção da Linha Verde na Calgary Transit Oliver Bowen Maintenance Facility. Foto de Mike Sturk/Reuters

O impacto do trabalho de campo vai além do aprendizado para os alunos e autoridades municipais; muitas vezes também é um motivador para pesquisas valiosas do corpo docente. Durante o projeto de Calgary, um grupo de professores seniores da HBS e da HKS avaliou os obstáculos que impediam os departamentos da cidade de trabalhar bem juntos e o que eles fizeram para superar isso. O trabalho de pesquisa resultante, publicado na Stanford Social Innovation Review, extraiu lições maiores sobre a superação de barreiras comuns à colaboração intersetorial.  

O grupo de autores, incluindo de Jong, Amy Edmondson (HBS), Hannah Riley-Bowles (HKS), Mark Moore (HKS) e Jan Rivkin (HBS), também lançou três grandes estudos empíricos examinando as condições sob as quais diversas equipes em as cidades podem ter sucesso trabalhando em silos e setores. De Jong pergunta: “Como você inicia e apoia equipes interagências que trabalham em questões sociais complexas? Como você constrói seu músculo colaborativo? Estamos aprendendo muito sobre os fatores que ajudam e atrapalham esses esforços.”       

O círculo virtuoso em Calgary, portanto, tocou em todas as três missões principais da Kennedy School: ensino, pesquisa e divulgação com impacto. Diz Nenshi: “Não se trata de pesquisa seca. Trata-se de coisas que fazem uma mudança nas cidades que participam, mas também é muito replicável para outros lugares.” 

Além das Fronteiras da Cidade

Para Jeffrey Liebman , o professor Malcolm Wiener de Políticas Públicas, melhorar a vida dos residentes urbanos significa pensar além da prefeitura. “Os programas governamentais que mais importam para as pessoas nas cidades geralmente são administrados em nível estadual ou municipal, ou por um distrito escolar”, diz ele. “Portanto, quando você quer fazer um trabalho que beneficie as pessoas nas cidades, não pode trabalhar apenas com os prefeitos. Você também tem que trabalhar com governadores e oficiais do condado e com superintendentes escolares”.

Liebman, um economista que trabalhou no Escritório Federal de Administração e Orçamento durante o governo Obama, lidera três grandes programas que são críticos para o ensino e pesquisa urbanos da Escola. Ele é o diretor do corpo docente do Taubman Center for State and Local Government e do Rappaport Institute for Greater Boston , e também dirige o Government Performance Lab , que fundou em 2011. As equipes de Liebman trabalharam com mais de 100 jurisdições em 38 estados .

Por Susan A. Hughes e James F. Smith

Artigo traduzido da página: https://www.hks.harvard.edu/faculty-research/policy-topics/cities-communities/smarter-cities, para difusão do conhecimento de administração pública em língua portuguesa.

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