Curso EAD – O Desafio das Nomeações: Montando a Equipe de Governo

PÚBLICO-ALVO:

Este curso é essencial para gestores públicos, prefeitos, secretários municipais, assessores jurídicos, procuradores, controladores internos, profissionais de Recursos Humanos, membros de equipes de transição e demais agentes envolvidos na estruturação e nomeação de cargos comissionados e funções gratificadas. Também é indicado para vereadores e assessores parlamentares que precisam compreender os critérios legais e estratégicos na formação das equipes de governo, garantindo conformidade jurídica e eficiência administrativa.

OBJETIVO:

Este treinamento tem por objetivo fornecer aos participantes uma visão abrangente sobre o processo de nomeação de cargos comissionados e funções gratificadas no setor público, abordando os principais aspectos jurídicos, administrativos e estratégicos. O curso destaca as melhores práticas para a composição de equipes de governo, garantindo conformidade legal, eficiência organizacional e alinhamento com as diretrizes institucionais. Além disso, serão explorados os desafios na estruturação da administração pública, os critérios para nomeações, a mitigação de riscos jurídicos e políticos, e estratégias para a montagem de um time qualificado e funcional.

JUSTIFICATIVA:

Diante dos desafios inerentes à formação de equipes de governo, da necessidade de observância aos princípios da legalidade, impessoalidade e eficiência, e das frequentes contestações judiciais relacionadas a nomeações no setor público, torna-se essencial que gestores e tomadores de decisão estejam capacitados para estruturar suas administrações de forma estratégica e juridicamente segura. A correta nomeação de cargos comissionados e funções gratificadas impacta diretamente a governança, a efetividade das políticas públicas e a mitigação de riscos jurídicos e políticos, tornando este conhecimento indispensável para a boa gestão pública.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Compreendendo a Montagem da Equipe de Governo;
  2. A Estrutura Organizacional Ideal na Administração Pública;
  3. O Labirinto Legal: Requisitos e Cuidados nas Nomeações;
  4. A Arte do Equilíbrio: Conciliando Interesses na Gestão Pública;
  5. Implementação Prática e Considerações Finais: Do Planejamento à Execução.

INCLUSO:

  • Material de Apoio
  • Bate Papo
  • Avaliação
  • Certificado

INSTRUTORES:

Matheus Delbon: Administrador Público e Advogado, Public Leadership Credential pela HARVARD Kennedy School, Coordenador de Cursos de Pós Graduação da FAAP e Diretor Principal do Instituto Evoluta.

Charles Vinícius: Administrador Público formado pela UNESP, especialista em Gestão Pública pela Faculdade Batista de Minas Gerais e autor do livro “50 Políticas Para Início de Mandato”.

INFORMAÇÕES DO CURSO:

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:

Empenho para Instituto Evoluta, inscrito no CNPJ n° 52.385.606/0001-96. A confirmação ocorrerá após o envio do comprovante de pagamento e/ou cópia de empenho para cursos@.

Ao clicar no botão da inscrição você será redirecionado para uma nova guia, em um ambiente seguro de pagamento ASAAS.

CERTIFICADO:

Os certificados estarão disponíveis no Portal do Aluno em até 48hrs após a conclusão do curso para os alunos que configuraram todas as informações pessoais em seu perfil.

OBSERVAÇÕES:

  1. Ao receber as informações de login, vá até o seu perfil e complete as informações, incluindo nome completo, CPF e data de nascimento.
  2. Solicite no e-mail cursos@, seu Curso In company, com a temática específica para sua demanda!
  3. Valor Especial para municípios que são clientes da Evoluta.

SAIBA MAIS: